quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Orações Subordinadas adjetivas


1-   Classifique as orações destacadas em: oração sub. adjetiva restritiva ou oração sub. adjetiva explicativa:

        a) Os bois da minha fazenda, que contraíram febre aftosa, serão examinados.
        b) Os homens, que são seres racionais, exploram os animais.
        c) O livro que comprei é bom.
        d) Deve-se investir em soluções que resolvam definitivamente os problemas.
    
e) A neve, que é fria, provocou a morte da vegetação.
      f) Meus vizinhos cultivam árvores que dão frutos deliciosos.

2- Pontue, grife e classifique as orações subordinadas adjetivas:

a)  A primavera que é a estação das flores começa em setembro.
b) A primeira operação da SOS foi a de chamar a atenção para a existência da Mata Atlântica que estava esquecida.
c) Infeliz é o homem que não age honestamente.
d) Conversei com o menino que pedia esmolas.
e) O professor que educa precisa ter vocação
f) Gosto muito da cidade onde nasci.
g) Caetano Veloso que é um ótimo compositor da MPB escreveu um livro.
h) Meu pai que havia arrancado três dentes não pôde viajar naquele dia.
i) Meus pais que são meus amigos compreenderam a situação.
j) Os alunos que faltaram farão a prova outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário