domingo, 19 de outubro de 2014

Leitura Dramatizada


                                       Texto: NO BOTEQUIM (Jô Soares)


FREGUÊS - Garçom, por favor. Eu queria um café com leite e uma rosquinha.
GARÇOM - O senhor vai me desculpar, mas não tem mais rosquinha.
FREGUÊS - Ah? Não tem rosquinha?
GARÇOM - Não Senhor.
FREGUÊS - Não faz mal. Então me dá só um cafezinho simples. Isso. Só um cafezinho. (pausa) Com uma rosquinha.
GARÇOM - Eu acho que não expliquei direito. Eu falei pro senhor que não tem mais rosquinha. Acabou toda a rosquinha.
FREGUÊS - Ah bom. Se for assim, muda tudo. Acabou a rosquinha?
GARÇOM - Acabou sim senhor
FREGUÊS - Então me traz um copinho de leite. Leite tem?
GARÇOM - Tem sim senhor.
FREGUÊS - Beleza. Traz-me um copo de leite. Com uma rosquinha.
GARÇOM - Eu disse que não tem mais rosquinha! Torrada tem rosquinha não tem. Há três anos que não tem rosquinha!
FREGUÊS - Calma, o senhor também não precisa ficar nervoso. Não tem, não tem. Eu peço outra coisa. Qualquer coisa. Eu não sou difícil pra comer. Eu tomo o que o senhor quiser. Chocolate, chá, sei lá. Chá o senhor tem?
GARÇOM - Tenho sim senhor.
FREGUÊS - Então taí. Traz um chazinho. (pausa). Com uma rosquinha.
GARÇOM - Eu já disse que não tenho rosquinha. Faz o seguinte. Vai a outro boteco. Mas não me enlouquece... Vai a outro boteco.
FREGUÊS - Não, pode deixar. Vamos mudar tudo. O que eu não quero é que o senhor se aborreça. Em vez disso me dá uma coisa que me alimente mais. Totalmente diferente. Uma coalhada. Taí. Uma coalhada. Coalhada tem?
GARÇOM - Tem.
FREGUÊS - Tem mesmo?
GARÇOM - Tem.
FREGUÊS - Vê lá, hein? Não vai me fazer mudar de pedido de novo à toa.
GARÇOM - Eu já disse que tem! O senhor vai querer ou não?!
FREGUÊS - Vou querer ou não, o quê?
GARÇOM - A coalhada!
FREGUÊS - Claro que sim. Acho ótimo. Uma coalhada. (pausa) Mas não se esquece da rosquinha.
GARÇOM - O senhor é maluco, é? Não tem rosquinha! Não tem rosquinha!
FREGUÊS - Tá bom, tá bom. Não precisa gritar. Traz só a rosquinha, pronto.
FREGUÊS 2
(que está na mesa ao lado) - Escuta aqui. O senhor quer enlouquecer o garçom, é? Há dez minutos que eu estou ouvindo essa conversa doida e eu juro que não sei como ele está aguentando! (Para o Garçom) Olha, não liga pra esse maluco não. Traz logo essa porcaria dessa rosquinha e manda ele embora.

                                                                                                                                 Jô Soares. Revista Veja.
                                                                                                                              São Paulo, Abril de 1992

Nenhum comentário:

Postar um comentário